Caixa de 2L Feita de Papel

Inovação pioneira que chegou para ficar

A caixa de 2L para sorvete chegou para transformar o mercado, com alta versatilidade e maior apelo estético. Ela é inovadora pois aplica uma mudança expressiva na maneira como o produto é habitualmente armazenado pela indústria.

O sorvete, por ser um item de alta umidade e que exige ser conservado em ambientes refrigerados, tem sido "obviamente" armazenado em embalagens produzidas com resinas plásticas, cuja origem é reconhecida como insustentável e cuja reintegração ao meio ambiente é bastante complexa.

Caixa de Plástico Seta Caixa de Papel

Tal realidade está sendo desafiada pela Sorvetes Zequinha, que se aventurou no lançamento de um modelo de embalagem nunca antes empregado pelo segmento, mostrando uma abordagem que atenda à necessidade da indústria e ainda assim reduza significativamente o impacto ambiental.

Qual o motivo?

Os fatores que motivaram a busca por novas soluções foi a integração com a experiência do cliente e a boa qualidade do produto final. Mas, foi necessário inovar ainda mais durante os dois últimos anos, pois, com os impactos logísticos da pandemia da COVID-19, o mercado nacional se desabasteceu de matéria-prima em diversos segmentos, causando a falta de potes plásticos para o armazenamento do produto.

Assim, aliado à vontade e necessidade de desenvolver uma solução voltada ao cuidado que o nosso planeta necessita, buscando oferecer ao consumidor opções mais sustentáveis e de menor impacto ambiental, nasce o novo conceito para as embalagens e o incentivo de um consumo consciente.

Plástico x Papel

A reciclagem é uma estratégia que gera renda e é de extrema importância para a redução do impacto de lixo descartado na natureza. Porém, não consegue absorver toda a quantidade de plástico produzido e descartado incorretamente. O Brasil ocupa a 16ª posição entre os países que mais poluem os mares com o material, com 70 mil a 190 mil toneladas por ano.

Na busca por alternativas eficientes e criativas encontramos o papelão que possui o tempo de decomposição natural de 3 a 6 meses, enquanto o plástico até 450 anos.

Tempo de decomposição
Estrutura
  • Produzidas com 300g de papel (95,6%) e revestimento interno impermeabilizante com apenas 14g de plástico (4,4%).
  • Sistema de fechamento de encaixe abre e fecha
  • Possuem eficácia na conservação da temperatura do produto por período prolongado.
  • Recicláveis e + Sustentáveis: menor tempo de decomposição na natureza.
  • Ocupam menos espaço para armazenamento e transporte rodoviário, diminuindo a emissão de CO² na atmosfera.
  • Também oferecem melhor otimização de espaço na câmera fria e dentro do freezer.
Área com picote
Puxar para abrir
Após rompimento do lacre, pode ser fechada
Sistema abre e fecha

Como funciona o armazenamento?

Desmontadas e empilhadas
Montadas - Vista lateral
Vista de cima de um freezer

Créditos:
Canastra embalagens e Sorvetes Zequinha
Coordenação do texto: Keline Lima e Fábio Vargas
Texto: Keline Lima e Mayra Silva
Revisão de Texto: Juliana Gava e Mirian Ribeiro
Edição e Design gráfico: Juliana Gava e Mirian Ribeiro
Fonte: Mais de 95% do lixo nas praias brasileiras é plástico, indica estudo. Site BBC, 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-42779388, Acesso em: 08/12/2020.